SISTEMAS GERADORES DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA EXISTENTES

Existem dois(2) tipos de Sistemas Geradores de Energa Solar Fotovoltaica, que podem atender as suas necesidades:

                                                               

             1) Sistema de Energia Solar Fotovoltaica Conectado a Rede Elétrica - On Grid;
      2) Sistema de Energia Solar Fotovoltaica Autônomo Não Conectado a Rêde Elétrica - Off Grid.

Sistemca Conectado a Rêde Elétrica - On Grid

Um sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica conectado à rede, em inglês on-grid ou grid-tie. É um gerador de eletricidade que tem como combustível a energia solar, e que trabalha em conjunto coma rede elétrica da distribuidora de enrgia​​

O painel fotovoltaico gera eletricidade em corrente contínua, e o inversor de freqüência (aparelho que faz a interface entre os módulos fotovoltaicos e a rede elétrica) converte em corrente alternada e 'injeta' na rede elétrica. Antes de 'injetar' a energia, o inversor 'lê' os valores de voltagem e freqüência da rede, para que não haja nenhuma 'modificação' na energia.

Quando os aparelhos elétricos, eletroeletrônicos, e iluminação estão consumindo, e o sistema de Geração de Energia Solar fotovoltaica está gerando, toda a energia gerada é aproveitada pelo consumidor seja uma residência, comércio, indústria & entidades públicas.

Quando os aparelhos elétricos, eletroeletrônicos e iluminação estão consumindo mais do que o sistema de Geração de Energia Solar  Fotovoltaico está gerando nesse momento, a parte que falta é 'puxada' da rede elétrica.

Quando o sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica está gerando mais energia do que está sendo consumida, a energia excedente 'automaticamente' sai pela rede. Nesse momento, o medidor de energia marca essa geração e o cliente têm um crédito energético aplicado a sua conta para ser consumido em até 36 meses.



Componentes de um Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica - On Grig

Um sistema de Geração de Energia Solar  Fotovol-taica residencial, geralmente, possui os seguintes componentes:

 

Medidor Elétrico Digital Bi-direcional, específico para Instalação;

Módulos de Geração de Energia Solar Fotovoltaica;

Inversor Interativo para cargas em CA;

Caixa de Junção: com chave seccionadora do gerador Fotovoltaico, Fusiveis de sobrecargas, DPS-Dispositivo de Proteção contra surto;

Sistema de aterramento

Uso de Energia em CA;

 

Sistema Autônomo  - Off Grid

Um sistema de Geração de Energia Solar  Fotovol-taica autônomo é aquele que não tem contato com a rede de distribuição de eletricidade das conces-sionárias. Os sistemas autônomos podem ser com, ou sem armazenamento elétrico.



Sistemas Autônomos Com Armazenamento

Um sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaico puro é aquele que não possui outra forma de geração de eletricidade. Devido ao fato de o sistema de Energia Solar Fotovoltaico, só gerar eletricidade nas horas de sol, os sistemas autônomos são dotados de acumuladores que armazenam a energia para os períodos sem sol, o que acontece todas as noites, e também nos períodos chuvosos ou nublados. Os acumuladores são dimensionados de acordo à autonomia que o sistema deve ter, e essa varia de acordo às condições climatológicas da localidade onde será implantado o sistema fotovoltaico.

Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Autônomo Sem Armazenamento

São sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaico que funcionam somente durante as horas de sol. Temos como exemplo os sistemasde Geração de Energia Solar Fotovoltaica para o bombeamento de água. As características das bombas são calculadas levando em consideração a necessidade da água e o potencial solar da localidade. Os Módulos Solares  Fotovoltaicos são dimensionados para fornecer potencial para a bomba. Apesar de não utilizarem sistemas de armazenamento elétrico, o armazenamento energético é feito na forma de água no reservatório.

Componentes de um Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Autónomo - Off Grid

Um sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica residencial autônomo, geralmente, possui os seguintes componentes:

Modulos de Geração de Energia Solar Fotovoltaica

Regulador/Controlador de Carga/Descarga das baterias;
Banco de baterias;
Inversor autônomo, para cargas em CA;
Uso de Cargas CC e/ou CA;

Caixa de Junção: com chave seccionadora do gerador Fotovoltaico, fusíveis de sobrecarga, DPS- dispositivos de proteção contra surto

Sistema de aterramento.

​Decidido a buscar uma Solução viável?