SOMOS NÓS

Energias Renováveis

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotermica ( naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia veio de fontes de energias renováveis, com 13% provenientes da tradicional Biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroelétrica.

Novas energias renováveis (pequenas hidrelétri-cas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocom-bustíveis) representam outros 2,7% e este percentual está crescendo mais rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrel'étricas e de 3% de novas energias renováveis.

A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a heliotérmica (gerando aqueci-mento) e a fotovoltaica (Luz Solar), que contem imensa quantidade de energia e que são capazes de se regenerar por meios naturais.

As energias renováveis são consideradas como energias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura), garantida. Diferente dos combustíveis fosseis que precisam de milhares de anos para a sua formação, como pelo seu maior impacto ambiental.

  A trajetória teve início em julho de 1983....

 


Concluido meu Curso de Engenharia Mecânica, iniciava assim minha trajetória na área das Tecnologias. Todos esses anos foram fundamentais para adquirir conhecimentos , buscando melhoria contínua, para alcançar conhecimentos que me trouxeram maturidade suficiente para inciar a QdoQ Energias.

Morava em Houston, Texas antes de retornar ao Brasil. Nos Estados Unidos da América,  morei por 8 anos, agregando assim, mais conhecimentos, não somente com a cultura dos principios morais saudáveis como também pelo nível tecnológico e moderno existente.

Em meados de abril de 2012 retornei para o Brasil. Buscava encontrar uma oportunidade de aplicar esses conhecimentos adquiridos em todos esses anos de dedicação disciplinada a essa fabulosa área das Tecnologias.

Ao participar do  Forum Brasil Africa, em maio de 2012, tive a oportunidade de conhecer o Eng. Antonio Carlos Carvalho, da Eneva, antiga MPX, Usina Solar Tauá, em sua apresentação sobre Tecnologia Solar na realidade regional e brasileira, onde tomei conhecimento sobre a Resolução 482 da Aneel, Micro e Mini Geração de Energia. Partindo dai, me veio a oportunidade de iniciar nesse nincho de mercado e implementar uma Pequena Empresa.

Só isso não seria o suficiente, pois precisava cada vez mais conhecer os detalhes e as possibilidades existentes no mercado brasileiro.

Participei do Wind Power Brazil 2012, no Rio de Janeiro, onde pude aperfeiçoar conhecimentos na área Eólica.

Participei do treinamento presencial do Integrador Blue Sol, em Ribeirão Preto, São Paulo. 

  • Em 2013 e 2014 participei da Ener Solar + Brasil, em São Paulo;

  • Em 2015 participei da intersolar South America,

  • Em 2016 Brasil Solar Power no Rio de Janeiro e InterSolar South America em São Paulo

  • Cursando Pós-Graduação em Eficiência Energética na Unifor 2016 e 2017

 A cada dia venho acumulando mais e mais conhecimentos na área da Geração de Energia Solar Fotovoltaica.